quinta-feira, 27 de novembro de 2008

"Troubled Times for Tacheles"


"(...) No construction has begun, but the halcyon days for Tacheles seem to be approaching their end. Fundus announced it would not renew the artists' lease when it expires at the end of 2008. At first glance, in fact, it looks like a typical Berlin storyline: dreamy squatters pitted against ruthless investors.
But all is not as it seems at Tacheles. The building is under receivership, and the future of the squat is uncertain (...)"


Agosto de 2007. Estavamos num bar, numa daquelas noites "vamos-sair-para-não-gastar-dinheiro-num-hostel" e lembro-me que a coisa não estava propriamente divertida, com muito sono à mistura. Eis que a t-shirt da Antena 3 chama a atenção de um português sentado na mesa ao lado (Há sempre um português). Conversa puxa conversa, o rapaz, cujo nome não me recordo, disse que nos ia levar a um sitio muito giro da noite berlinense. Eu, de todos a que tinha ingerido menos cerveja, pensei para mim mesma, "é nesta parte que entram os becos escuros, as tesouras, e o acordar no dia seguinte sem um rim numa banheira com gelo...", mas fomos. Aquilo tinha mau aspecto, e quando percebi que ele nos queria levar para dentro de um edifício que me parecia em ruinas, ja pensava em despedir-me dos meus orgãos. Enganei-me, e vi-me no sitio mais 'estrangeiro' em que alguma vez tinha estado. Lembro-me o quanto aquele ambiente aguçou o nosso lado sonhador, e as discussões sobre se um local destes poderia singrar em Portugal prolongaram-se noite toda na esplanadinha do Zapata. Claro que, quando recordo isto, estou a abrilhantá-lo com o meu lado mais nostálgico, mas na altura sentimo-nos felizes, ansiosos por lá voltar, tudo aquilo nos parecia tao cool e underground que tinha aura de segredo (afinal, para nós e outras 300.000 pessoas por ano).

No ano seguinte, voltámos a Berlim e logo nessa noite fomos directos para lá. Já planeei a minha próxima visita à cidade, e o Tacheles parecia-me posto obrigatório. Pelos vistos está em risco de fechar. É triste. E eu que ainda nem sei pronunciar bem o nome daquilo.
Para saber mais http://www.tacheles.de/

Nenhum comentário: